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Artigos científicos

 

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS

INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E LETRAS

DEPARTAMENTO DE LÍNGUAS E LITERATURAS ESTRANGEIRAS

PARFOR -  LETRAS LÍNGUA INGLESA

 

 

 

 

 

 

      

 

DISCIPLINA: CULTURA DE EXPRESSÃO INGLESA

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

MANAUS - AMAZONAS

2010

 

 

 

Ademar Dos Santos Lima

 

 

 

 

Filme: As Aventuras de Huckleberry Finn

 

 

 

 

 

 

Trabalho apresentado as Professoras Regina e Adriana

Para obtenção de nota na disciplina de

Cultura de Expressão Inglesa

Da UFAM.

 

 

 

 

 

 

Manaus - Amazonas

2010

 

AS AVENTURAS DE HUCKLEBERRY FINN

 

RESUMO

            Huck Finn é um adolescente de apenas treze anos, um garoto destemido e determinado, que resolve partir para novas descobertas da vida e assim, ele foge de casa e embarca numa aventura pelo rio Mississipi, juntamente com seu amigo Jim. Eles enfrentam perigos e adversidades no decorrer da viagem, mas no final, eles vencem os desafios com companheirismo e lealdade um ao outro.

 

Huck Finn é um adolescente de apenas treze anos, mas muito destemido e determinado para um jovem da idade dele. Ele estava em busca de novas descobertas da vida, portanto, estava vivendo momentos intensos. As características deste personagem são sua lealdade e companheirismo que demonstra ao seu amigo Jim.

Por outro lado, Seu amigo Jim no início da história demonstrava ser uma pessoa falsa, mentirosa, sem caráter e personalidade. Mas, no final, mostrou que era um homem bom, amigo fiel e companheiro.

Huck Finn é filho de um alcoólatra e, por isso, ele teve que se virar sozinho desde cedo como se fosse uma pessoa adulta. Num dado momento da história, ele simulou sua própria morte, coisa que para idade de um menino de treze anos era impensável pra época em que ele viveu.

Para continuar suas aventuras ao longo do rio Mississipi na companhia de seu amigo Jim, Huck Finn muitas vezes teve que mentir, ou, por sua própria vontade, ou, forçado por alguns inimigos que encontrou ao longo do caminho. Uma de suas mentiras foi a simulação de sua própria morte.

Huck achava natural ajudar um escravo, até porque, na concepção dele, Jim não era fugitivo, pois, ele acreditava que o amigo não havia matado ninguém e ele. Finn, não via o amigo como um escravo e, sim, como uma pessoa normal, amigo e companheiro.

Huck Finn nunca seria um garoto, dito civilizado, pois, ele já nasceu com natureza de menino aventureiro, de abandonar tudo e a todos para viver uma vida de aventuras.

O livro "As aventuras de Huck Finn" foi considerado um romance cheio de controvérsias porque a história mostra uma boa relação de amizade e companheirismo entre um branco e um negro. Entretanto, o personagem chamado Jim, que é um escravo negro, aparece como o mais ignorante de toda a obra. Também, o autor faz referência ao termo "nigger", palavra que significa "preto", expressão considerada ofensiva aos afro-americanos.

Todavia, na minha opinião, essas questões deveriam ser observadas com mais cuidado, já que se trata de uma obra literária escrita há muitas décadas e com uma linguagem que, podemos chamar de arcaica, baseada em fatos reais vividos naquela época de forte divisão racial, portanto, num contexto diferente do atual.

O contraste fica evidente nesta história ao se observar a questão racial entre negros e brancos, onde, os negros estão sempre em busca da liberdade e os brancos sempre com o intuito de escravizar os negros.

Huck Finn é um garoto destemido e corajoso, mas sem a ajuda de um adulto como seu amigo Jim ele não teria conseguido terminar sua viagem de aventuras.

 

 

 

 

 

 

 

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS

INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E LETRAS

DEPARTAMENTO DE LÍNGUAS E LITERATURAS ESTRANGEIRAS

PARFOR -  LETRAS LÍNGUA INGLESA

 

 

 

 

 

 

      

 

DISCIPLINA: CULTURA DE EXPRESSÃO INGLESA

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

MANAUS - AMAZONAS

2010

 

 

 

Ademar dos Santos Lima

 

 

 

 

Filmes: The Taming of the Shrew e 10 Things I Hate About You

 

 

 

 

 

 

Trabalho apresentado a Professora Regina

Para obtenção de nota na disciplina de

Cultura de Expressão Inglesa

Da UFAM.

 

 

 

 

 

 

Manaus - Amazonas

2010

 

THE TAMING OF THE SHREW

10 THINGS I HATE ABOUT YOU

 

1.    Que condições Signor Baptista impõe para que Bianca possa casar?

As condições são que a filha mais velha, Kate deve se casar primeiro e só depois, a filha mais nova, Bianca se casaria.

 

2.    Por que Traiano e Lucentio trocam de lugar?

Lucentio resolve trocar de lugar com Traiano e se fazer apresentar como mestre-escola para poder ficar perto de Bianca e assim, conquistá-la.

 

3.    Como o Signor Baptista escolhe o marido de Bianca? E o de Kate?

O marido de Bianca ele não escolhe, pois, ela casa escondido dele. O de Kate é apresentado a ele como o nobre Fidalgo de Verona, que domaria sua filha rebelde. Daí, ele ofereceu ao moço vinte mil moedas de prata para que se casar-se com sua filha Kate.

 

4.    Descreva a casa de Petruchio.

Era uma casa bem velha e suja. Parte da estrutura já estava comprometida, paredes desbotadas, móveis velhos, enferrujados e muita sujeira e teia de aranhas. Era como se fosse uma casa abandonada.

 

5.    Que estratégias Petruchio usa para conquistar Kate?

Ele fingiu ser um homem bom, generoso e romântico.

 

6.    O que Petruchio faz durante o casamento de Bianca? O que ele queria provar com essa atitude?

Ele faz uma aposta com os demais cavalheiros que estavam no casamento. Como essa atitude, ele queria provar a sociedade que estava presente ali que tinha conseguido domar a megera, (Kate).

 

7.    Compare e contraste os dois principais personagens casais dos filmes.

A princípio, Petruchio e Patrick pareciam ser os dois arrogantes e mau humorados. Mas, no desenvolver das ações seguintes se percebe que Petruchio continua ignorante, mas, Patrick se torna um jovem carismático e romântico.

 Kate e Kat, ambas têm como característica a insubmissão aos homens. Todavia, Kate demonstra que mudou seu comportamento só para ludibriar Petruchio. Já Kat, ela realmente mudou sua maneira de ser e se tornou uma mulher mais aberta ao diálogo.

 

8.    Escolha dois personagens secundários de ambos os filmes, comparando-os e contrastando-os.

Baptista e Walter, os pais das quatro moças. A princípio, eles pareciam ser durões, aplicando regras tradicionais às meninas. Mas depois há uma mudança no comportamento de Walter, se tornando um homem mais flexível, já Batista, continua com mesmo comportamento, até que suas filhas se casem.

 

9.    Ambos os filmes tratam da relação homem x mulher. Você percebeu alguma diferença nas abordagens empregadas? Justifique.

Sim, no filme a Megera Domada mostra o feminismo: a eterna dualidade no relacionamento entre homens e mulheres. Jogo de disputa pelo controle do relacionamento ou amor. Mas também deixa transparecer a humilhante relação entre senhor e servo. Já no filme 10 coisas que eu odeio em você mostra mais os casos de relações amorosas.

 

10. Que cena em "The Taming of the Shrew" pode ser comparada à cena da Leitura do poema em "10 coisas que eu odeio em você"?

A cena em que Kate, no casamento de sua irmã é chamada por Petruchio e ela faz um discurso à platéia sobre a obediência aos seus maridos e, em seguida sai do salão com um sorriso demagogo.

 

 

 

 

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO - PARFOR

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS - UFAM

CURSO DE LETRAS - LÍNGUA E LITERATURA INGLESA

 

 

 

 

 

 

      

 

DISCIPLINA : CULTURA DE EXPRESSÃO INGLESA

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

MANAUS - AMAZONAS

2010

 

 

 

Ademar Lima

Luciana Pereira

 

 

 

 

Forrest Gump Film

 

 

 

 

 

 

 

 

Trabalho apresentado a Professora Elizabeth Costa

Para obtenção de nota na disciplina de

Cultura de Expressão Inglesa

Da UFAM.

 

 

 

 

Manaus - Amazonas

2010

FORREST GUMP

 

RESUMO

Este filme narra a história de Forrest Gump, um menino nascido no Alabama, criado pela mãe, que o ama incondicionalmente. Com um QI baixo e com algumas limitações físicas, seria de pensar que esta criança não venceria na vida. Todavia, ao mesmo tempo que vão sendo relatados alguns dos momentos mais importantes da história dos Estados Unidos, dos quais Forrest participa como testemunha ocular, vemos como a sua vida vai decorrendo. Sempre ao sabor do acaso, Forrest conhece Elvis Presley, a quem ensina a dançar, John Kennedy, Richard Nixon, é selecionado para a equipa de futebol americano, é campeão de pingue-pongue, participa na Guerra do Vietnã, de onde regressa como herói, torna-se milionário com a pesca e a venda de camarão, e é um dos primeiros acionistas da Apple.

 

1.            How did you like the film?

O filme é maravilhoso porque nos leva a uma viagem pela história norte-americana de três décadas, mostrando as transformações pelas quais a sociedade americana passou desde os anos 60.

2.            Who is the main character?

Forrest Gump é o personagem principal, representado por Tom Hanks

3.            What is the film about?

O filme fala sobre um rapaz inocente que passeia pela história norte-americana de três décadas. Com seu jeitão puro, ele luta no Vietnã, é condecorado, conhece o presidente Kennedy, fala em uma grande concentração pacifista em Washington, circula pela era da libertação sexual. Assim, leva aos espectadores as transformações pelas quais a sociedade local passou desde a década de 60. Para muitos é uma cínica sátira ao sonho americano; para outros, a mais pura exaltação do mesmo.

4.            What is Forrest Gump like? What does he look like?

Forrest Gump gosta de jogar tenis. Ele é alto, magro, tem cabelos curto e olhos claros.

 

5.            Describe one city from the film.

Washington, D.C. é a capital dos Estados Unidos da América. D.C. é a abreviatura de Distrito de Colúmbia, onde a cidade está localizada. O nome oficial da cidade em inglês é Washington, D.C., enquanto que o seu nome completo é Washington, District of Columbia.

6.            Choose another character from the film and describe him.

Outro personagem que se destaca no filme é o Tenente Dan Taylor, o qual na guerra do Vietnã tem suas pernas decepadas por uma bomba, e a partir de então, ele passou a viver numa cadeira de rodas.

7.            What was the most touching scene of the film?

A cena mais comovente foi quando Forrest, ainda criança começa a correr e aos poucos vai se livrando dos aparelhos das suas pernas, até que nos deparamos com o mesmo Forrest já adulto, adentrando num estádio de futebol.

8.            Mention some important American historical facts shown in the film.

Alguns fatos importantes da história ocorrem quando Forrest conhece Elvis Presley, a quem ensina a dançar, John Kennedy, Richard Nixon, é selecionado para a equipe de futebol americano, é campeão de pingue-pongue, participa na Guerra do Vietnã, de onde regressa como herói.

9.            What are some values shown in the film?

Forrest é um personagem que resume a essência da vida humana: somos nós que fazemos o nosso próprio destino. A verdade é que, "Forrest Gump" é um filme sobre a vida e os caminhos para os quais podemos levá-la, ou somos levados. Esta verdade está representada na frase tantas vezes dita por Forrest: "A vida é como uma caixa de bombons, você nunca sabe o que vai encontrar".

 

10.      Describe some historical facts the film shows.

A Guerra do Vietnã e o assassinato do Presidente John Kennedy foram os fatos mais relevantes da história americana mostrados no filme.

 

 

 

Abordagens de Obra Literária de Alfredo Bosi

 

BOSI, Alfredo. História Concisa da Literatura Brasileira. 32. ed. São Paulo: Cultrix, 1994.

 

 

            Resenha de  Ademar dos Santos Lima

 

1. PRESSUPOSTOS HISTÓRICOS

       Alfredo Bosi, nesse capítulo de "Pressupostos Históricos" busca destacar o reflexo de um momento histórico para a corrente literária da  época; os principais acontecimentos econômicos, políticos e sociais, bem como suas relações com a produção artística e literária; cria condições que possibilitam ao leitor fazer  reflexões do senso crítico através da leitura e análise de obras literárias e de autores que ressaltam a formação sócio-econômico-político-cultural da geração modernista. Bosi vai numa seqüência cronológica dos acontecimentos tecendo comentários sobre os principais fatos ocorridos, que marcaram a vida da sociedade brasileira desde o começo do século XX.

      No campo literário, segundo Bosi, as três escolas anteriormente estudadas continuam a ter adeptos, mesmo com certo esvaziamento. De qualquer modo, nas duas primeiras décadas do século XX, começa a formar-se uma nova consciência da realidade nacional, e novas manifestações artísticas, estéticas, ajudarão a compor o ideário modernista, justamente por isto é que ao período entre 1902 e 1922, deu-se o nome de Pré-moderismo, termo criado pelo crítico Alceu Amoroso Lima em 1939, no livro Contribuição à história do Modernismo.

       Segundo Alfredo Bosi, "a Semana de Arte Moderna foi, ao mesmo tempo, o ponto de encontro das várias tendências que desde a I Guerra vinham se firmando em São Paulo e no Rio, e a plataforma que permitiu a consolidação de grupos, a publicação de livros, revistas e manifestos, numa palavra, o seu desdobrar-se em viva realidade cultural". A necessidade de consolidar a nova estética, de definir seus rumos, de romper com os padrões literários do passado conferiu ao Modernismo da primeira fase um alto grau de radicalismo. Mário de Andrade afirmou, a respeito da violência com que se processou a ruptura com o passado: "(...) se alastrou pelo Brasil o espírito destruidor do movimento modernista. Isto é, o seu sentido verdadeiramente específico. Porque, embora lançando inúmeros processos e idéias novas, o movimento modernista foi essencialmente destruidor".

       A "destruição" tinha como objetivo, em um primeiro momento, o rompimento com estéticas passadas, especialmente a parnasiana. A figura do poeta parnasiano, comparado a uma "máquina de fazer versos" no "Manifesto Antropófago" (1928) de Oswald de Andrade, foi ridicularizada e atacada em inúmeros artigos e poemas, como Os Sapos, de Manuel Bandeira, recitado por Ronald de Carvalho na segunda noite da Semana de Arte Moderna. Em oposição ao rigor gramatical e ao preciosismo lingüístico parnasianos, os poetas modernistas valorizaram a incorporação de gírias e de sintaxe irregular, e a aproximação da linguagem oral de vários segmentos da sociedade brasileira, como se pode observar no poema Pronominais, de Oswald de Andrade. Ainda no plano formal, o verso livre, a concisão e a objetividade são características marcantes do movimento. No poema de Manuel Bandeira, Poética, estão expressas as principais "palavras de ordem" da estética modernista.

 

1.1. Pré-modernismo

       Sobre o "Pré-modernismo", de acordo com Alfredo Bosi, o que se pode considerar de "'Pré-modernismo", no século XX é "Tudo o que, nas primeiras décadas do século, problematizava a nossa realidade social e cultural". Bosi faz uma abordagem sobre os escritores e suas obras: Lima Barreto, Graça Aranha, Alberto torres, Oliveira Viana, Manuel Bonfim e em especial a Euclides da Cunha, ao qual dedica um largo comentário, em torno de oito páginas sobre a biografia e obra do escritor, dando ênfase a obra "Os Sertões". Retrata, inclusive o pensamento social do escritor. faz uma análise minuciosa da estrutura da obra, no sentido sintático, semântico, sociológico, ideológico e histórico-geográfico. Pormenoriza as peculiaridades de Euclides em nível cultural e científico. Segundo Alfredo Bosi "Os Sertões são obras de um escritor comprometido com a natureza, com o homem e com a sociedade". Portanto, "Os Sertões são um livro de ciência e de paixão, de análise e de protesto", ou seja, denuncia o crime que a carnificina de Canudos representou.

         Na página (314), Alfredo Bosi abre um parêntese para falar de um crítico independente: João Ribeiro, que segundo o autor representa um grande crítico literário, filólogo e historiador, tipo exemplar de humanista moderno; considerado o profeta do modernismo. De acordo com Bosi (P.315), alguns escritores o consideravam como "O verdadeiro precursor do Modernismo de 1922".

          O romance social de Lima Barreto é outro enfoque que Alfredo Bosi comenta em seu livro, ao qual  ele dedicou nove páginas de sua obra (316 a 324). Faz uma abordagem completa da biografia do autor, suas relações sociais e ideologias; destaque especial para obra "Triste Fim de Policarpo Quaresma", que segundo ele pode ser chamado de "Romance Social".

          A obra focaliza fatos históricos e políticos ocorridos durante a fase de instalação da república, mais precisamente no governo de Floriano Peixoto (1891 - 1894). Seus ataques, sempre escrachados, derramam-se para todos os lados significativos da sociedade que contempla, a Primeira República, ou seja, as primeiras décadas desse regime aqui no Brasil.

          Assim, segundo Bosi (p. 318), Lima Barreto encaixa-se no Pré-Modernismo (1902-22), pois, respeita códigos literários antigos (principalmente o Naturalismo, conforme anteriormente apontado), mas já apresenta uma linguagem nova, mais arejada em relação ao momento anterior.

         A descrição da sociedade é outro ponto forte de Lima Barreto, diz Bosi (p.319), pois consegue muito bem criar personagens bastante significativas da classe média para baixo (daí uma certa aproximação com o Naturalismo). Na presente obra criou-se uma galeria valiosíssima de tipos sociais. Segundo Alfredo Bosi, podemos entender a obra como o desenvolvimento de três grandes núcleos: o retrato da personagem (primeira parte), a situação da agricultura (segunda parte) e o levante da Armada (terceira parte). O autor ainda faz alusão a outras obras, mas não tão relevantes quanto "Triste Fim de Policarpo Quaresma".

           

1.2.  Modernismo

       Segundo Alfredo Bosi, o modernismo brasileiro, na sua fase heróica (1922-1930), fundamenta-se  numa proposta de ruptura com o academicismo e com as proposições artísticas e temáticas precedentes. O rompimento começa a se configurar já na conferência de abertura da Semana de Arte Moderna - A emoção estética na arte moderna - proferida por Graça Aranha, quando questiona a associação da arte com o Belo: "Onde repousa o critério infalível do belo";  ou já na noite seguinte, com Menotti del Picchia na conferência Arte Moderna. Bosi afirma que Graça Aranha foi o  único intelectual da velha guarda que realmente conseguiu passar da esfera pré-modernista ao modernismo; e ainda, segundo ele "... nem tudo o que antecipa traços modernos (Lobato, Lima Barreto) será moderno; e nem tudo o que foi modernista (o decadentismo de Guilherme, de Menotti, de certo Oswaldo) parecerá, hoje, moderno"  (P. 331).

            Alfredo Bosi afirma que o Modernismo, como movimento ou como escola literária, apresenta diferentes facetas. Não se pode caracterizá-lo de maneira única, na medida em que havia grupos opostos que tentavam, cada qual, definir a arte moderna. No entanto, além da ampla possibilidade temática e da valorização nacional, os modernistas buscaram renovar esteticamente a arte, conferindo-lhe diversidade de ritmo e de criação:

             "Estou farto do lirismo comedido

              Do lirismo bem comportado

              Do lirismo funcionário público com livro de ponto expediente protocolo

              [e manifestações de apreço ao sr. Diretor".

                                                                     ( Poética, Manuel Bandeira).

            A obra literária de Alfredo Bosi, "História Concisa da Literatura Brasileira", tem sido um precioso livro de pesquisas na área de literatura, utilizado pelos os estudantes universitários e, em especial o capítulo que aborda sobre os pressupostos históricos do surgimento da escola do Modernismo no Brasil, o qual serviu de fonte de pesquisa para a produção desta resenha.

(Artigonal SC #944141)

Ademar dos Santos LimaAdemar dos Santos Lima - Perfil do Autor:

Possui graduação em Letras - Língua Portuguesa e Pós-Graduação em Metodologia do Ensino Superior pela Universidade Federal do Amazonas (2006). Atualmente é professor - Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Manaus. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Língua e Literatura Portuguesa